Seja bem vindo ao ESPAÇO CENTRA
Método usado por equipes olímpicas chega ao Espaço Centra para potencializar os exercícios físicos

A Avaliação Funcional de Movimento (FMS) é uma técnica inovadora e que tem aumentado, significativamente o potencial dos atletas. Um exemplo de quem faz uso desse método é a medalhista olímpica Simone Biles, ginasta que brilhou nos jogos Rio 2016, subindo ao pódio cinco vezes e tornando-se a quinta maior medalhista, em uma mesma edição, da história da ginástica.

Mas afinal o que é a Avaliação Funcional de Movimento (FMS)?

FMS (The Functional Movement Screen) ou Avaliação Funcional do Movimento é um método baseado em um ranking e pontuação que inclui 7 testes com padrões de movimento básico, no qual são apontados as limitações e assimetrias musculares. Com esse sistema o profissional consegue identificar os melhores exercícios e técnicas para aumentar o potencial de uma pessoa comum ou atleta.

 

DSCN0051

Avaliação Funcional de Movimento (FMS) realizado no Espaço Centra

Um dos conceitos fundamentais dessa técnica é que para maximizar o desempenho, o corpo inteiro da pessoa deve funcionar de forma correta e uniforme, assim é possível evitar lesões e potencializar o exercício, pois uma vez identificado o elo mais fraco é possível intensificar os treinos de forma mais assertiva.

O ranking desse sistema utiliza notas de 0 a 3, sendo 0 movimentos realizados com dor e 3 o movimento perfeito. Como já dito, essa avaliação funcional é composta por 7 testes, onde cada movimento é avaliado e pontuado.

 

Quem são os atletas e times que já se beneficiaram com essa Avaliação

  •  SIMONE BILES – Ginástica Olímpica, EUA

Simone Biles é uma das atletas que utiliza do FMS para melhorar o rendimento. A ginasta foi um dos grandes destaques da última edição dos jogos olímpicos que aconteceram no Rio de Janeiro no ano passado. 

Com movimentos considerados perfeitos a atleta e a equipe de ginastica dos EUA foram submetidos aos testes da Avaliação Funcional de Movimento, sendo que Simone teve o melhor desempenho de todos.

via GIPHY

Confira o gráfico em que é possível ver o desempenho de Simone comparado ao das outras atletas na competição, clicando aqui.

  • LEBRON JAMES – Basquete – EUA

A Liga Americana de Basquete (NBA) já utiliza a Avaliação Funcional há anos e atualmente um dos maiores destaques é o jogador LeBron James. O atleta possui uma das melhores performance quando está em quadra e foi um dos responsáveis pelos dois ouros conquistados pelos Estados Unidos em Pequim, 2008 e Londres, 2012.

  • SELEÇÃO CHINESA DE VÔLEI FEMININO

O time chinês de vôlei feminino que levou a medalha de ouro nos jogos olímpicos Rio 2016 também é um grande exemplo do quanto o FMS pode contribuir para melhorar o desempenho dos atletas. A equipe, venceu a grande seleção da Sérvia no Rio de Janeiro e subiu no lugar mais alto do pódio.

O esporte causa grande impacto nos movimentos, por isso é comum atletas lesionados, mas com o “equilíbrio” que a Avaliação Funcional proporciona, até mesmo choques intensos podem causar menos efeitos negativos, melhorando e muito a performance dos atletas.

  • CLUBE DE REGATAS FLAMENGO

No Brasil, alguns esportes já introduziram e melhoraram o desempenho graças a esse Sistema. A equipe rubro-negra é um dos exemplos do futebol que já utiliza os testes para ajudar na preparação física, fortalecimento muscular e prevenção de lesão dos atletas.

Ano passado, quando o método começou a ser realizado no Flamengo, o consultor da EXOS Michael Minthorne, chegou a comentar os benefícios da Avaliação: “O FMS é uma ferramenta de avaliação no que diz respeito ao movimento funcional dos atletas. Mobilidade, estabilidade e outros movimentos básicos. Quando o atleta faz um agachamento, por exemplo, podemos avaliar se os quadris estão fazendo os movimentos corretos, se estabilizam da maneira certa, se eles conseguem desempenhar a quantidade ideal de movimentação. Se detectarmos algum problema com essas avaliações, nós fazemos as adaptações necessárias aos programas de treinamento, como o de força, a fim de evitar lesões”.

  • SELEÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ

A equipe de base do judô brasileiro, também já utilizou o Sistema de Avaliação, em 2014 para um melhor aproveitamento dos atletas, na época o método era super inovador e um dos fisioterapeutas responsáveis, Grabriel Braga, chegou a dizer que: “O FMS nos permite avaliar por meio de sete testes os movimentos básicos do atleta, como agachar e ficar sobre uma perna, além de testar a flexibilidade e a mobilidade das principais articulações envolvidas nos movimentos do judô, como quadril e ombro. De acordo com o padrão de movimento do atleta damos uma nota de zero a três, sendo zero quando existe dor durante o movimento e três quando existe um excelente padrão de movimento”.

 

Onde e como fazer uma Avaliação Funcional de Movimento

 

FMS no Espaço Centra

A Avaliação Funcional de Movimento (FMS) pode ajudar você a conquistar melhores resultados em treinos com menos risco de lesão e aqui no Espaço Centra temos um profissional certificado em FMS. Régis Geórgis Calvi possui formação internacional e é um dos únicos profissionais da região a possuir o certificado, por isso está apto a realizar os testes.

Vale lembrar que o FMS não se aplica apenas para atletas, se você está procurando uma forma de aumentar o seu rendimento na musculação, esse pode ser o melhor método para alcançar seus objetivos de uma maneira rápida e saudável. Então se você quer definir a musculatura, ganhar massa muscular uniformemente e sem lesão ou prejudicar os músculos, esse Sistema possui os benefícios ideais para você.

A Avaliação Funcional de Movimento faz parte do inicio das atividades do aluno Centra com o Personal, sendo que dessa forma podemos ajudar você a ter um melhor desempenho nos exercícios, além de ajudar na melhora dos movimentos e evitar lesões. Ligue agora (19) 19 3869.8526 / 97402-6306 ou envie uma mensagem para saber mais.

AGENDE UMA AULA EXPERIMENTAL E GANHE UMA AVALIAÇÃO GRÁTIS!!