Essa é uma pergunta que se tornou comum, em parte por causa dos disparos em massa da mídia universal de informações confusas, e às vezes até duvidosas, em parte porque parece faltar criatividade, inspiração e compreensão para comer com diversidade, equilíbrio e prazer. A resposta para essa pergunta é: “não”, “de jeito nenhum”, “longe disso”. Existem muitos outros alimentos que podem ser consumidos no café da manhã. E, só para constar, no almoço e jantar também.
Nos grandes centros urbanos, é comum as pessoas adquirirem seus produtos alimentícios em equipamentos de abastecimento como supermercados e varejões. A oferta de alimentos é bastante uniforme, mas a variedade de alimentos, às vezes um pouco restrita em termos de sazonalidade. O que quer dizer que temos sempre os mesmos alimentos ao longo do ano.
Algumas décadas atrás, percebíamos com mais clareza esse fenômeno chamado de “sazonalidade de alimentos”, isto é, épocas em que o cultivo de determinados alimentos rendia mais e melhores frutos. A motivação para a compra e consumo desses alimentos se dava pela maior quantidade deles ofertada a melhor preço, além da boa qualidade de aparência, sabor e durabilidade. De forma bem menos impactante nos dias atuais, é possível perceber que existe a “época” do alimento, quando alguns alimentos são ofertados a um preço bem mais alto que o normal. Os recursos tecnológicos que permitem o cultivo de alimentos mesmo em situações adversas atenuam o impacto da sazonalidade, permitindo oferta dos produtos alimentícios durante o ano todo.
Voltando a pergunta, vale lembrar que o ovo caiu nas graças do consumo, depois de uma longa estada na berlinda dos alimentos proibidos. Absolvido pelas pesquisas científicas, seu consumo foi tomando vulto. O ovo é um alimento composto de proteína na clara e gordura na gema. Essa composição é muito interessante do ponto de vista da promoção da saciedade, que é uma das razões porque seu consumo foi sendo cada vez mais “prescrito” por profissionais da área.
Mas, embora ele tenha recebido um lugar de destaque nos últimos tempos, a individualidade biológica de cada um é o que determina a possibilidade de consumo ou não. Muitas pessoas não podem consumi-lo por apresentarem sensibilidades, como desarranjos gástricos e intestinais e alergia à sua proteína. Caso esse seja seu caso, procure orientação com profissional da área. Além disso, existem também pessoas que, por opção, praticam uma dieta sem produtos de origem animal.
Então, quais outras opções existem?
Inúmeras! Vou listar somente algumas para inspirar.
Pensando no café da manhã, podemos considerar como opções:
- Para quem está começando:
1. Abacate – bater abacate com banana e cacau (100%). Salpicar amêndoas (sem sal) e canela por cima. Busque formas variadas de consumir abacate. Em pedaços com temperos, em pedaços com mel e passas, em forma de creme com banana congelada, em forma de shake com outras frutas.
2. Frutas da época – coloque-as num pote com chia e aveia hidratadas em água, pasta de gergelim ou de amendoim, uva passa ou damasco. Busque formas de variar as combinações de frutas.
3. Shakes – Frutas diversas batidas com água ou leite de coco em pó, amêndoas, linhaça, canela em pó. Busque formas de variar esses shakes.
- Para quem está com o paladar mais ousado:
1. Mandioca ou inhame cozidos com frango desfiado
2. Pasta de grão de bico com pão de fermentação natural
- Para quem está procurando formas de variar o preparo dos ovos:
1. Panqueca de banana. Amassar 1 banana, bater 2 ovos com aveia e canela em pó. Misturar tudo. Levar a uma frigideira anti-aderente. Cozinhar dos dois lados.
2. Bolinho de frango com ovos. Misturar 2 ovos, frango, quinoa cozida, cenoura ralada, sal. Colocar em forminha de muffin e levar ao forno para assar.
3. Bolinho de maçã com aveia. Bater no liquidificador 1 maçã pequena, 2 ovos, 1 colher de sopa de óleo de coco, 1 colher de sopa de linhaça, ½ copo de água e aveia em flocos o suficiente para dar uma liga leve. Colocar em forminhas de muffin e levar ao forno para assar.
Texto escrito pela nossa nutri, Dra Andrea Aleo.
Já conhece o Espaço Centra?
Conte com a nossa equipe de profissionais para cuidar do seu bem-estar. Venha conhecer nosso Espaço. Ficaremos honrados com sua visita.
Av. Tiradentes, 47. Vila Angeli. Valinhos-SP.
Telefone (19) 3869-8526 | WhatsApp (19) 97402-6306